Brasil & Mundo

PROERD forma 700 alunos na prevenção ao uso de drogas

Na manhã desta terça-feira (05) aconteceu a cerimônia de formatura dos alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) no Clube Português, em Niterói.

O PROERD é um projeto educacional inspirado no programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education (DARE) e foi implantado no Brasil em 1992 pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e atualmente é realizado em diversas cidades do Brasil.

O principal objetivo do PROERD é atuar na prevenção ao uso de drogas pelas crianças e jovens estudantes da rede municipal de ensino em conjunto com as famílias, escolas municipais e policiais militares.

Desde a alfabetização os alunos recebem orientação ao combate do uso de drogas e também contra a violência e a prática de bullying. “Ensinamos desde cedo a importância de se manter longe das drogas, mostrando sempre que toda ação gera uma consequência”, conta o Capitão Quelho que participa da equipe de coordenação do PROERD. Ele destaca ainda que um dos ensinamentos mais importantes passados para as crianças é a empatia.

O estudante do quinto ano do ensino fundamental da Escola Municipal Adelino Magalhães, Carlos Eduardo da Silva, conta orgulhoso que participar do PROERD é uma oportunidade de aprender que o caminho das drogas não leva ninguém a lugar nenhum. “Eu aprendi muito com meus professores e com os policiais do PROERD e aconselho a todos os outros estudantes a participarem do programa”, comenta Carlos Eduardo, que foi o aluno vencedor da melhor redação da escola Adelino Magalhães.

O evento celebrou a formatura dos 700 alunos de diversas escolas municipais de Niterói e contou com a presença de oficiais do PROERD, do comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar de Niterói, coronel Márcio Rocha, da secretária de Educação de Niterói, Flávia Monteiro de Barros, com o presidente da Fundação Municipal de Educação de Niterói, Bruno Ribeiro, e com as professoras e diretoras das escolas participantes e com os pais e familiares dos formandos.

< Circuito Praia Maricá 2017 Maricá cadastra idosos para benefício social <